Português Italian English Spanish

Homem sente dores insuportáveis, para de andar e falar após comer pacu

Homem sente dores insuportáveis, para de andar e falar após comer pacu


13/09/2021

A Síndrome de Haff, mais conhecida como “urina preta”, tem feito vítimas em estados como Amazonas, na Bahia, no Ceará e no Pará.

Em Mato Grosso, população conhecida por consumir muito peixe, precisa ficar atenta para evitar que a doença entre no estado.

Só para se ter ideia, a Haff é tão perigosa que provoca dores musculares, falta de e insuficiência renal, entre duas a 24 horas após consumo de peixes ou crustáceos e, na maioria das vezes, provoca a morte.

No Pará, estado vizinho a Mato Grosso, há um surto da doença. Valdir Rufino dos Santos de 55 anos, internado no Hospital Municipal de Santarém (HMS), com suspeita da doença da urina preta, consumiu pacu e 1 hora depois sentiu dor muscular intensa, dores no peito, nuca, febre, câimbra nas pernas e dor de estômago. Ele precisou ser internado e luta pela vida.Vanessa Maria Ebraim Dos Santos, filha do paciente Valdir Rufino, relatou que os sintomas do pai começaram  após o consumo do peixe pacu, omprado em uma feira local de pescado da cidade, localizada no bairro da Prainha.

“Ele é muito ativo, não tem nenhuma doença e não costuma reclamar, então ficou aguentando a noite toda. Já na manhã seguinte, sexta-feira, os sintomas ficaram insuportáveis, as pernas dele falharam, ele não conseguia falar nem andar direito”, relatou a filha.

Segundo Vanessa, a urina do pai estava “totalmente escura” quando ele deu entrada na unidade de saúde. “Hoje ele já teve uma melhora, mas ainda aguarda outros exames aqui no Hospital”, relatou.

O paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  24 horas, onde passou por avaliação. Após ser  constatado que tratava-se de um caso suspeito da Síndrome de Haff, foi transferido para o Hospital Municipal de Santarém, onde permanece internado.

 

 

O LIBERAL

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS