Português Italian English Spanish

Prefeita Janailza inaugura Praça com homenagem a Dom Pedro Casaldáliga e faz a entrega oficial de um caminhão Pipa

Prefeita Janailza inaugura Praça com homenagem a Dom Pedro Casaldáliga e faz a entrega oficial de um caminhão Pipa


08/04/2021

Na tarde dessa terça-feira em São Félix do Araguaia - MT, a prefeita Janailza Taveira Leite (SD), acompanhada do Vice-prefeito Eurípides Tavares, secretários municipais e do poder Legislativo representado pelos vereadores, Luiz Carlos (PROS), Enes do Sindicato e Irmã Ana (PSC), inaugurou a Praça Dom Pedro Casaldáliga no Vila São José, ao lado da Rodoviária. Em seguida aconteceu o ato de rompimento da fita e descerramento da placa oficial da praça.

A Praça é parte do projeto de urbanização e visa à oferta de espaços de lazer e de convívio social. A obra foi custeada através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Nílson Leitão em parceria com Ministério do Turismo, a Câmara Municipal de Vereadores aos secretários municipais e ao Deputado Federal Dr. Leonardo. A Praça, já é um dos cartões postais da cidade, tem arquitetura moderna, valorizando a cidade e, principalmente, a Vila São José.

A Praça conta com uma estrutura de assentos, quadra de esportes, pintura e iluminação LED. No local, além de um espaço de lazer para a população, foi instalado um parque de diversões infantil e amplo espaço para prática de esportes para atender as necessidades de crianças, jovens, adultos e idosos, onde irá transformar a realidade da população e a melhoria da qualidade de vida dos são-féxlicenses.

Além da Praça o Governo Municipal entregou um caminhão Pipa à Secretaria Municipal de Obras, foi adquirido com recursos destinados pela senadora Kátia Abreu do Estado do Tocantins, no valor R$ 300.000,00 com contrapartida da Prefeitura de São Félix do Araguaia no valor de R$ 40.005,00 que irá possibilitar a implementação dos serviços importante para o município nos serviços no dia-a-dia. O caminhão tem um tanque com capacidade de 10.000 litros e é equipado com todos os itens obrigatórios.

A Senadora Kátia Abreu, atendeu o pedido da emenda em agradecimento ao município de São Félix do Araguaia – MT, que tem uma grande parceria com os índios Karajá, pertencentes as Aldeias Santa Isabel do Morro, Wataú, JK, , Titema, Mirindiba e Fontoura, nas margens do rio Araguaia e tantas outras na Ilha do Bananal, proximidades de São Félix do Araguaia, moradores do Estado do Tocantins, que são muito bem atendidos na Saúde pelo município de São Félix do Araguaia – MT.

A prefeita Janailza durante seu discurso agradeceu o empenho de cada um dos que trabalharam para o projeto ser concluído, assim como o apoio dos vereadores e lembrou a importância da colaboração de todos na preservação das áreas públicas. “É necessário que todos estejamos juntos na preservação de espaços como esse”, afirmou.

Participaram da cerimônia de inauguração, além da Prefeita Janailza e do vice-prefeito Tavares, os vereadores: Luiz Carlos, Enês do Sindicato e Irmã Ana, os secretários: Obras; Domingos Góes, Administração; Wemes Leite, Esporte; Nagaí Mamede, Turismo; Alexandre Cardoso, Educação; Ronildo Luz, Meio Ambiente; Andressa Rocha, e o chefe de Gabinete; Miguel Milhomem.

Sobre o homenageado

Nascido em 16 de fevereiro de 1928 em Balsareny, na província de Barcelona, mudou-se da Espanha para o Brasil aos 40 anos. Veio como missionário, para trabalhar em São Félix do Araguaia. Faleceu em 08 de Agosto de 2020 Dom Pedro Casaldáliga Plá, Bispo  Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e Missionário Claretiano.

Foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix, sendo conhecido internacionalmente por defender os direitos humanos, especialmente dos povos indígenas e marginalizados, e também por suas posições políticas e religiosas a favor dos mais pobres.

“Ser o que se é / Falar o que se crê / Crer no que se prega / Viver o que se proclama / Até as últimas consequências”. Aos 92 anos de vida e já nos braços do Pai, Pedro Casaldáliga ainda viveu em São Félix do Araguaia. De alguma maneira, também viveu aqui uma ideia de Brasil – e de igreja – que pregava pelos que mais precisam.

Em virtude das limitações impostas pela pandemia do Coronavírus, a cerimônia de inauguração foi realizada seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja a galeria de fotos logo abaixo

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda


 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS