Português Italian English Spanish

Cidade de MT aplicou apenas 22% de vacinas de covid recebidas

Cidade de MT aplicou apenas 22% de vacinas de covid recebidas


07/04/2021

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) na segunda-feira (5) apontam que municípios de Mato Grosso aplicaram somente 22% das doses recebidas para o combate a covid-19. A cidade que teve o melhor desempenho na imunização até o momento injetou 96% dos imunizantes em sua população.Mato Grosso está no fim da fila entre os estados que imunizaram seu povo. Até o momento, 60% do total das 11 remessas recebidas foram aplicadas.

O Ministério da Saúde (MS) encaminhou 10 lotes, com total de 446.236 doses, das quais foram aplicadas 267.793. Na manhã de quinta-feira (1º), mais 113. 250 doses foram recebidas, mas ainda não foram contabilizadas no site do MS, pois é necessária a contagem de todos os lotes para confirmação do recebimento e encaminhamento para os 14 polos de distribuição no Estado.

Conforme o portal do governo federal, as cidades que menos vacinaram proporcionalmente ao montante os imunizantes recebidos foram Nossa Senhora do Livramento (42 km ao sul de Cuiabá) e Porto Estrela (194 km a Médio-Norte). Apenas 22% das vacinas foram aplicadas. O site mostra que Livramento recebeu 4.841 doses e aplicou apenas 1.076. A prefeitura contesta tanto o valor recebido quanto o aplicado.

Segundo divulgado pelo município, na verdade foram recebidas 3.021 doses e aplicadas 830. Com base nesses números, a cidade teria imunizado 25% da comunidade. Outras 1.275 entregues à Secretaria Municipal de Saúde são destinadas à comunidades quilombolas.

Em vídeo, a coordenadora de Saúde Básica, Stéfanne Carolyne, justifica que, do total de vacinas recebidas para a comunidade em geral, metade deve ficar armazenada para garantir a aplicação da segunda dose.

“O município tem a obrigação, imposta pelo Estado, de guardar a segunda dose para garantir a segunda dose para quem recebeu a primeira. No início, a gente poderia aplicar toda vacina como primeira dose, mas depois o Estado vendo que não poderia segurar a segunda dose, orientou o município para guardar a segunda”, explicou.

doses vacina 5 de abril

A assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que cada remessa tem uma recomendação já do Ministério da Saúde. Algumas devem ser guardas a segunda dose e outras podem ser usadas totalmente para primeira dose.

A cidade de Porto Estrela (194 km a Médio-Norte) vacinou pouco seus habitantes. Do total de doses recebidas, 1.425, só 396 foram aplicadas. 

O menor município de Mato Grosso, Araguainha, recebeu 532 doses e aplicou 291, o que corresponde a 54,7%.

Juína (735 km a Noroeste) teve o melhor desempenho, com 96% de aplicação. A cidade recebeu 4.986 doses e aplicou 4.824.

A maior cidade, Cuiabá, vacinou 58,9% em meio a aglomerações, denúncias de fraude e pressão do Ministério Público Estadual (MPE) para que abra novo ponto de vacinação. A cidade recebeu 107.237 doses e aplicou 63.118.

Alinhamento
Na semana passada, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, se reuniu com secretários municipais de saúde para alinhar a atualização da vacinação no sistema do Ministério da Saúde. Ele e governador Mauro Mendes (DEM) cobraram celeridade na inserção dos dados. Essa demora seria um dos motivos para que Mato Grosso estivesse em último no ranking da vacinação.


Fiscalização
O Ministério Público Estadual (MPE) move ação contra Cuiabá, exigindo que abra novos pontos de vacinação para agilizar a execução da campanha. Também apura denúncias de fraudes em relação a campanha.


O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente, emitiu recomendação à 64 municípios de Mato Grosso, nos quais o índice de aplicação de doses de vacina contra Covid-19 está abaixo de 58%, para que adotem providências para intensificar a vacinação.

 

Jessica Bachega

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda


 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS