Português Italian English Spanish

Mendes espera fechar compra até 6ª, 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 j

Mendes espera fechar compra até 6ª, 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 j


Sem autorização da União, Estado teria que repassar doses para serem distribuídas todo o Brasil

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que espera concretizar, até sexta-feira (19), a compra de 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 junto a dois laboratórios com os quais o Estado já possui negociação avançadas.

Segundo ele, a partir daí, o Governo depende apenas do aval do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para garantir que os imunizantes fiquem no Estado e não seja obrigatório o repasse ao órgão federal para distribuição no País inteiro, dentro do Plano Nacional de Imunização.

Essa autorização é necessária porque, atualmente, toda compra de vacina deve ser feita apenas pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o órgão encaminhou para Mato Grosso pouco mais de 191 mil doses para serem distribuídas aos 141 municípios.

“Há mais de um mês estamos correndo atrás, com carta para lá e para cá. Mas se for para comprar para entregar e distribuir no Brasil inteiro, não tem muita lógica”, disse.

“Agora, ele disse que se alguém conseguir comprar, pode entregar e o Governo Federal paga e coloca no Plano. Se for assim, não tem problema. Porque eu não vou pagar para distribuir vacina para todos os brasileiros”, completou Mendes.

Conforme Mendes, o Estado tem os recursos disponíveis e dará publicidade ao nome dos laboratórios que entregarão as vacinas assim que o processo for concretizado.

“Ainda não posso dizer quais [são os laboratórios] porque ainda não foi concretizado, mas devemos fechar entre hoje e amanhã, e vamos dar publicidade. Mas vou depender, então, dessa posição final do Ministério da Saúde para garantir que nós tenhamos esse 1,5 milhão de vacinas aqui para Mato Grosso”, concluiu.

R$ 100 mi em caixa

Nesta manhã, em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou que o Estado já tem valores reservados para a compra das doses de vacina.

“A gente já tinha alocado no orçamento algo em torno de R$ 100 milhões para comprar doses suficientes para imunizar quase metade da população. Isso só com recursos do Estado”, afirmou.

Conforme o secretário, a aquisição inicial de de 1,5 milhão de doses daria condições de vacinar quase um quarto da população do Estado.

“O que dá, pelo menos, toda a população acima de 50 anos de idade”, completou.

 

LISLAINE DOS ANJOS E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário


 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS