Português Italian English Spanish

Morre por Covid-19, Hacari Karajá morador de São Félix do Araguaia e grande liderança indígena do povo Karajá

Morre por Covid-19, Hacari Karajá morador de São Félix do Araguaia e grande liderança indígena do povo Karajá


18/02/2021

Nesta quinta-feira (18/02), por volta das 5 horas, faleceu em decorrência de complicações da Covid-19, um dos mais importantes lideranças indígena, Hacari Maluá Karajá, de 55 anos, da etnia Karajá, que nasceu em Formoso do Araguaia - TO, mas morava na cidade de São Félix do Araguaia – MT. Para os povos indígenas, atuava reivindicando melhorias na educação, saúde, produção para o bem viver do seu povo e de sua aldeia.

Ele deu entrada no hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz no dia 09/02 e no dia 11 foi transferido para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande, ficou internado por cerca de sete dias, mas não resistiu ao avanço do novo coronavírus e faleceu na manhã desta quinta-feira. Segundo um familiar, a vítima tinha outros problemas sérios de saúde. O anúncio da morte foi lamentado pelos fãs nas redes sociais. “A Aldeia de Santa Isabel do Morro acordou com enorme tristeza. Mais um filho do Maluare Karajá, filho da Aldeia Santa Isabel do está de Luto neste momento”, disse um parente do grupo de WhatsApp.

Hacari um guerreiro, eram uma das lideranças que sempre contribuiu com seu povo em reuniões, assembleias, seminário e encontros, lutando até o último suspiro para proporcionar vida digna aos seus parentes que vivem na aldeia Santa Isabel do Morro, as margens do rio Araguaia. Era Servidor Público Federal e formado em biologia. Ele deixa a esposa e sete filhos. O sepultamento ocorrerá no cemitério da Aldeia Santa Isabel do Morro, onde está sepultado seu pai Maluaré e os irmãos.

Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e pela felicidade, e transformar a dor em saudade e serenidade. Em nome da população são-féxlicenses, o Repórter do Araguaia deixa mais sinceros pêsames aos familiares e amigos. “Vai com Deus Hacari”.

A Vigilância Epidemiológica de São Félix do Araguaia atualizou os números da pandemia no município. Já são 686 casos confirmados da doença, sendo que 621 pacientes estão recuperados, 02 hospitalizados, e 16 suspeitos.  Vamos fortalecer isolamento social. O vírus não respeita fronteira, gosta de aglomeração, contato físico. É um vírus oportunista e covarde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de máscaras para a prevenção da covid-19, que elas sejam usadas por toda a população em todas as situações em que o distanciamento social em espaços públicos não seja possível, para prevenir a propagação do coronavírus (Covid-19).

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. (João 11:25-26).

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  4 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Lamento profundamente a passagem do meu colega de trabalho, amigo e irmão Acari Maluá Karajá. Tive o privilégio de ter uma convivência muito próxima desde minha chegada em Santa Izabel do Morro no ano de 1981. Foi meu colega na Funai e na faculdade. Durante todos esses anos nós mantivemos uma amizade próxima juntamente com nossas famílias.Nesse momento de dor e tristeza, rogamos ao nosso Deus Pai todo Poderoso, que dê o conforto à sua esposa Dona Alice, filhos, irmãos e amigos.Descanse em paz !

O irmão Hacari não foi atendido no distrito índigena? Qual é a função desse local?

Te amarei para sempre! Está doendo demais a sua falta!Ficou um vazio sem fim aqui no meu peito!!!!!Queria pelo menos te da um abraço e falar que te amo!

Partiu um Grande Companheiro!Hacari Maluá Karajá Vitimou em decorrência da COVID19.A Família do PT de São Félix do Araguaia, chora a partida deste grande Companheiro.Externamos os nossos sinceros sentimentos à esposa Alice, aos Filhos e Amigos.Que o Senhor Jesus Cristo receba Hacari em sua Seara.


 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS