Português Italian English Spanish

Morre seu Paulo um dos pioneiros de São Félix do Araguaia

Morre seu Paulo um dos pioneiros de São Félix do Araguaia


07/02/2021

Morreu na noite deste sábado (06/02), por volta das 20h em São Félix do Araguaia - MT, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Paulo Fernandes de Oliveira, conhecida como seu Paulo, uma dos moradores mais antigo de São Félix do Araguaia, 96 anos, nascido ao dia 21 de junho de 1924 na cidade de Riachão - MA. Seu Paulo casou-se em 1952 com Helena Souza Oliveira, (in memoriam) em Ceres – GO, chegou a São Félix do Araguaia em 1964, tiveram 5 filhos, 2 mulheres e 3 homens do qual apena 1 está vivo, hoje. Ele estava em casa, no centro da cidade com seu filho Adão, quando foi vitima de um ataque cardíaco e não resistiu.

Com o falecimento de sua esposa, Helena Souza Oliveira, conhecida como dona Helena, seu Paulo estava muito triste sentindo a falta dela. A dor é inevitável. Ao perder alguém que amamos é normal reagirmos com profunda tristeza, contudo o seu Paulo vinha sofrendo emocionalmente. Diante do inevitável, a dor que sentia deixava encapsulado, numa bolha de sofrimento, mas não deixou de sorrir às margens do Rio Araguaia, sempre na companhia de sua cuidadora, Eunice Rodrigues de Araújo.

Seu Paulo e dona Helena, pessoas queridas pela população e um casal exemplo de muitos anos humildade e sabedoria, exemplo de Confiança, companheirismo e parceria, foi essa premissa que pontuou um relacionamento por mais 60 anos com momentos tristes, alegres, superando os problemas e solucionando os empecilhos da vida. Um ser que demonstrava muito saúde ao contrário de muitos jovens que reclamam de cansaço, ele sem nenhum esforço, andava de bicicleta alguns quilômetros carregando dona Helena sem reclamar, subindo e descendo as ruas de São Félix do Araguaia.

Dona Helena e seu Paulo realizavam desde 1964, 4 novenas de quatros santos todos os anos, que são eles: São Sebastião: ini­cio dia 20 ao dia 20 de Janeiro, São Lázaro 11 de Fevereiro onde os cachorros fazem a festa. São João e São Pedro: dia 21 a 29 de Junho onde dia 23 levantava-se o Máster o famoso pau-de-sebo e antes do dia 29 é tirado. Além dos festejos realizava o leilão, onde fiéis participavam e rematava as prendas, uma maneira de estarem contribuindo com o festejo.

O Sepultamento aconteceu às 17 horas no cemitério da Vila Santo Antonio.

 “Descanse em Paz, Seu Paulo”.

 

Vanessa Lima/O Repórter doAraguaia

 

  3 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Descanse em paz TIO PAULO, homem exemplar, Guerreiro,amoroso, sábio, fiel, e uma referência de homem e esposo. Estou muito triste por ñ poder te dar o último adeus como fiz com a tia e madrinha tia Helena, mais o senhor se foi sabendo q eu te amo muito. E hj ao acordada, sem receber um áudio seu ou uma foto sua pelo whats da Nicinha. Esta doendo muito, só de pensar q nunca mais irei ouvir a sua voz tio. Descanse em paz, e Deus irá nos confortar. Saudades eternas

Vai com Deus homem íntegro que eu admirarei para sempre. Saudades eternas padrinho.

Meus sentimentos aos familiares e amigos, uma pessoa que ajudou muitas pessoas em sua casa, humilde e solidário, vai com Deus descance em paz.

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS