Presidente Neurilan e vice-presidente Janailza tomam posse na AMM
14/01/2021
O ex-prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PL), eleito para o quarto mandato na presidência sem a participação dos novos prefeitos empossados em 1º de janeiro no processo, tomou posse juntamente com a prefeita releeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite (SD) para o segundo mandato como vice-presidente, nesta quarta (13) na Associação Mato-grossense dos Municípios.
A eleição que o manteve no comando da entidade aconteceu em 15 de dezembro do ano passado após briga judicial e só foi realizada com autorização do Tribunal de Justiça (TJMT) após suspensão de decisão de primeiro grau.
Para Neurilan, no entanto, imbróglio ocasionado durante o período eleitoral já está superado e, agora, seu foco é em sua gestão. Ele pontuou que ações movidas pelos prefeitos de Campo Verde, Alexandre Lopes (PTD) e de Primavera do Leste, Léo Bortolin (MDB), foram retiradas.
“Eleição cada uma tem uma história. Você pega a eleição de prefeitos e tem a disputa no município. Contra, seu adversário, oposição. Naquele momento do calor da eleição tem reações diferentes, mas passa a eleição e a vida continua. Tem que unir quem ganhou com quem perdeu e fazer com que as coisas aconteçam”, disse em entrevista ao RD News.
Seu foco, conforme revelou, é o diálogo com os novos prefeitos eleitos para explicar sobre o funcionamento da associação. Reeleito, Neurilan recebe salário de R$ 24,9 mil e comanda uma estrutura de 57 funcionários efetivos, mais os terceirizados da Central de Projetos. O orçamento da entidade é de R$ 14 milhões.
“Naquele momento do calor da eleição tem reações diferentes, mas passa a eleição e a vida continua". Presidente da AMM, Neurilan Fraga.
Para essa gestão, destacou que vai trabalhar para aumentar a quantidade de serviços prestados pela AMM e ampliar a atuação em Brasília para trazer mais recursos para os municípios em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Segundo Neurilan, pauta municipalista para este ano inclui vários temas, como a aprovação do acréscimo de 1% do Fundo de Participação dos Municípios - FPM em setembro, além do avanço das reformas Tributária, Administrativa e do Pacto Federativo, consideradas muito importantes para os municípios. Estão também na pauta projetos relacionados à saúde, educação, licitação, entre outros.
“Desde o ano passado fizemos o orçamento e fizemos nosso planejamento. Porém com esse crescimento da pandemia vamos ter que fazer algumas adequações. Inclusive no dia de hoje teríamos reunião com o ministro [Eduardo] Pazuello para discutir a questão da vacinação contra o novo coronavírus”, pontuou.
Neurilan Fraga foi reeleito com 76 votos (64%) do total de 119. A chapa derrotada era encabeçada pelo ex-prefeito de Água Maurão Rosa (PSD). Antes da eleição, Neurilan articulou a reforma do estatuto da AMM. Além de impedir os novos prefeitos de votar, aumentou o mandato de dois para três anos.
Confira nova gestão da AMM
Rodinei Crescêncio
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|