Português Italian English Spanish

Em vídeos, especialistas incentivam homens a cuidarem mais da saúde

Em vídeos, especialistas incentivam homens a cuidarem mais da saúde


25/11/2020

O Ministério da Saúde lança, nesta semana, uma sequência de vídeos para incentivar os homens a cuidarem mais de si e da própria saúde. A iniciativa faz parte da campanha do Novembro Azul, mobilização mundial em prol da saúde da população masculina. Especialistas em diversas áreas da saúde irão comentar as doenças e agravos mais comuns entre os homens, além de orientar sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce. 

No primeiro vídeo, publicado nesta segunda-feira (23/11), o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Antonio Carlos Lima Pompeo, fala sobre câncer de próstata – tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. 

Hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), doenças crônicas e saúde mental serão os próximos assuntos abordados. No total, cinco vídeos serão divulgados até a próxima sexta-feira (27/11). 

DADOS 

Homens entre 40 a 59 anos são os que mais procuram atendimentos em postos de saúde na Atenção Primária, representando um aumento de 50% no número de atendimentos individuais desde 2018. Dados de janeiro a agosto de 2020 mostram que, mesmo durante a pandemia da Covid-19, 11.066.879 homens dessa faixa etária procuraram auxílio no SUS – um número maior do que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 11.027.281 atendimentos individuais do sexo masculino. 

O Ministério da Saúde vem trabalhando para estimular a população masculina a buscar consultas e exames por meio da Estratégia do Pré-natal do Pai – um check-up antes do nascimento do bebê. Homens da faixa etária de 20 a 39 anos foram os mais atendidos pela estratégia entre os anos de 2018 a 2020, representando mais de 50% dos atendimentos na Atenção Primária. O pré-natal voltado aos futuros pais é uma forma de incentivar a prática do cuidado para que assim os homens estejam mais presentes na vida daqueles que dependem da saúde e bem-estar. 

POLÍTICA NACIONAL 

Instituída em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira. A normativa é dividida em eixos prioritários, que englobam o acesso e o acolhimento na rede pública de saúde, o planejamento familiar, o incentivo ao acompanhamento da paternidade desde a gestação, a prevenção de violências e acidentes e o cuidado em relação às doenças prevalentes na população masculina.  

Assista ao primeiro vídeo: 


 

Assessoria/Governo do Brasil

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

 

 

  

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS