Português Italian English Spanish

Dia da Consciência Negra não é de comemoração, e sim de reflexão

Dia da Consciência Negra não é de comemoração, e sim de reflexão


20/11/2020

20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Esta data também é muito importante. "Por que há o Dia da Consciência Negra?" É algo bem simples de elucidar: o Brasil sempre negou a existência do racismo e sempre fugiu do debate. Então, era sim necessário criar um evento, uma situação que obrigasse o povo brasileiro a abordar este assunto.

"Mas por que não tem o Dia da Consciência Branca?"

Talvez porque a escravidão foi cruel e prejudicial à população negra, e não à branca. Após a escravidão, foram as pessoas brancas que criaram barreiras, armadilhas e injustiças que hoje chamamos de racismo. Desta forma, o homem branco não precisou lutar contra o racismo, o qual ele foi o criador.

Mas falar de racismo exige muito cuidado porque, mesmo sendo uma luta do negro contra o racismo e o racista por usar a palavra branco em muitas situações, acaba trazendo certo desconforto para aqueles que são brancos, mas não são preconceituosos. Ciente da importância do Dia da Consciência Negra e a luta diária que os enfrentam o Brasil, somada à reflexão mundial gerada após protestos violentos motivados devido às mortes violentas causadas por polícias nos Estados Unidos, deparamos com uma ótima oportunidade para que os clubes e atletas brasileiros se posicionarem e se manifestarem de maneira segura sobre o assunto, repudiando o racismo.

Neste ano, a população e a imprensa têm cobrado muito sobre o racismo. 20 de novembro foi escolhido para representar o Dia da Consciência Negra porque foi nesta data que morreu Zumbi dos Palmares, grande símbolo de luta e resistência. É uma enorme oportunidade de se posicionar sem corrermos o risco de ser perseguido ou colocar as suas carreiras em risco.

O Dia da Consciência Negra não é dia de comemoração, e sim um dia de reflexão para chamar a atenção para um grave problema.

 

 

Aranha/UOL

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS