Gestão em Canabrava do Norte presta conta de investimentos na cidade
13/07/2020
Assim que assumiu a administração em 2017, a exemplos de outros municípios espalhados pelo o país, não faltaram os inúmeros problemas estruturais e administrativos, a começar pela inadimplência com fornecedores, com servidores e governos estadual e federal.
![]() |
O consenso na ocasião indicava que Canabrava do Norte podia avançar e que todas as questões deveriam ser resolvidas o quanto antes. Foi a partir de então que a revista AVANÇA CANABRAVA, feita pela administração da cidade, faz extenso relatório da gestão de seu início aos dias atuais.
Para alinhar as contas, a administração fez, logo no começo, a redução de 20 a 30% de seu próprio salário, em um gesto muitíssimo elogiado pela população local. E assim, logo nos primeiros meses a inadimplência com o governo federal foi superada e permitiu que novos projetos para o município pudessem ser elaborados e o aporte de recursos fossem feitos por emendas do governo federal.
As obras da orla da represa, que sempre representou a realização do sonho dos moradores da cidade, além de contar como referência turística para o município, pôde receber investimento através de emenda do ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) junto ao Ministério do Turismo e contrapartida municipal. A construção teve início em 18 de maio, após vencer todos os impasses burocráticos em referência à execução dessa obra.
As ações que contemplam o lazer e bem-estar da população transformaram a praia da represa, desde seu primeiro festival de verão, o corrido em 2019, em legítimo ponto turístico da cidade e que sempre contribui, conforme a versão municipal “para a economia local, incluindo a geração de emprego e renda”.
Outro local que recebeu grande atenção da gestão municipal foi a rede pública de ensino, com o recebimento de nova frota de transporte escolar que atualmente conta com 10 veículos, sendo que quatro desses, são exclusivos para o distrito de Primavera do Fontoura. A prefeitura do município lembrou que a renovação dessa frota representa um gesto de atenção e respeito à educação local que em muito difere de 2017 quando havia veículos que não tinham o que mais se espera de um carro - o motor.
Apenas para citar um exemplo, a Escola Estadual Miguel Gonçalves Borges, no distrito de Primavera do Fontoura, era conhecida como uma das piores do estado. Tão logo assumiu, a administração firmou parceria com o governo estadual para renová-la. E foi assim, através do trabalho conjunto com a Seduc, foram construídas três novas salas de aula, uma secretaria e dois refeitórios com recursos próprios, enquanto o Estado participou da construção de outras seis salas de aula, com mão-de-obra feita pelo município.
Na educação básica, a creche municipal, com o se esperava, recebeu reformas. Foram investidos 250 mil reais de recursos próprios para o atendimento de cerca de 120 crianças. Na Escola Municipal Canaã a prefeitura garante a instalação de um parquinho para o lazer das crianças, além da climatização do prédio e instalação de quadros magnéticos e materiais pedagógicos para seu pleno funcionamento.
As obras de infraestrutura marcaram presença na cidade e interior do município, uma vez que foram feitas recuperações de ruas e estradas vicinais para transporte e escoamento de produção, sem contar investimentos no laboratório de análises clínicas, construção de praças, ampliação do centro de saúde municipal e a reforma e ampliação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Ao acertar as contas municipais, a administração pôde assegurar o pagamento em dia de salários de seus servidores, valorizando a classe do funcionalismo no município, bem como deu início à regularização de férias do funcionalismo e previdência em Canabrava, medidas que praticamente passaram em branco em gestões anteriores.
Para a administração de Canabrava, a saúde é um dos setores que mais recebeu investimento municipal. Assim como é retratado na revista Avança Canabrava e na edição impressa da revista Gente Centro-Oeste lançada em junho, a atual gestão assumiu os prédios da saúde em situação deplorável. Era possível afirmar que não recebia uma reforma sequer há anos.
Foram organizados mutirões de reforma na Unidade Básica de Saúde (UBS), época em que a cidade recebeu uma emenda de 300 mil reais do deputado Carlos Bezerra (MDB), utilizado para a compra de um aparelho ultrassom. Enquanto isso, a administração está em processo de licitação para a aquisição de um raio-x com recursos próprios do município.
FONTE: Semana 7
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|