Português Italian English Spanish

UFMT reconhece falha em sistema que expôs dados de alunos

UFMT reconhece falha em sistema que expôs dados de alunos


19/05/2020

Uma falha no Sistema de Informações de Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) expôs os dados de alunos e ex-alunos da instituição. O sistema reúne todas as informações pessoais dos estudantes, como CPF e dados bancários.

 

 

 

 

 

 

Em nota, a instituição reconheceu a “brecha” no sistema. Ainda não foi contabilizado o número de estudantes que tiveram dados vazados, contudo, até mesmo quem passou pela UFMT em 1990, pode ter informações que ficaram vulneráveis.

O SIGA é um sistema que utiliza o número de registro do estudante, o Registro Geral Acadêmico (RGA), para que ele tenha acesso ao histórico escolar, grade de aulas, exação curricular, publicação de notas e até mesmo outros sistemas da UFMT.

Assim que entra na instituição, o aluno precisa cadastrar seus dados pessoais, como RG, CPF, dados bancários, data de nascimento, título de eleitor, endereço, identificação de gênero e mais para ter acesso ao SIGA.

Ainda de acordo com a universidade, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) está trabalhando para resolver a falha.

Veja a nota da UFMT na íntegra

Sobre a segurança do Sistema de Informações de Gestão Acadêmica (SIGA), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informa que identificou a fragilidade apontada e está trabalhando para corrigi-la o mais rápido possível.

A Instituição reforça seu zelo com a segurança dos dados da comunidade, que pode ser atestada pelas frequentes atualizações de segurança realizadas, a recente parceria com a Palo Alto Networks para proteção dos sistemas da UFMT contra invasões e a equipe dedicada ao assunto na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

 

Vitória Lopes

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS