Português Italian English Spanish

Prefeito de Juína testa positivo para coronavírus e se isola

Prefeito de Juína testa positivo para coronavírus e se isola


19/05/2020

O prefeito de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá), Altir Peruzzo, testou positivo para a covid-19 em um exame rápido realizado no município neste fim de semana. Ele fez o anúncio em transmissão ao vivo no Facebook da prefeitura na manhã desta segunda-feira (18). As amostras biológicas do prefeito foram enviadas ao Laboratório Central do Governo do Estado (Lacen) para serem submetidas a novo exame.

 

No vídeo, o prefeito explica que um servidor do município testou positivo para a doença e, diante disso, a prefeitura resolveu submeter a testes rápidos as pessoas que estavam em contato direto com esse paciente. "Com essa testagem acabamos chegando em mais outras 3 pessoas. Duas delas já em situação de cura e uma terceira que ainda está ativa e essa pessoa sobrou para mim. Eu sou a segunda pessoa além do Adriano que estou com a presença do vírus, segundo teste rápido, e que agora o material segue para conclusão definitiva no Lacen, em Cuiabá".

Altir acredita que o resultado do segundo exame no Lacen dará negativo porque ele não apresenta nenhum sintoma da doença. "Estou totalmente assintomático, sem qualquer problema que venha sugerir que esteja. De qualquer forma, desde o primeiro momento, todos os que foram testados estão isolados assim como eu. Estou gravando esse vídeo aqui da minha casa, aliás, do meu quarto que é onde eu estou trancado", revelou o gestor.

A família do prefeito está isolada dele ocupando o restante da casa. "Eu estou no isolamento do isolamento. Na minha família todos foram testados e deram negativo, o que nos deixa bastante tranquilos. De qualquer forma vamos cumprir o isolamento, aguardando o resultado final, podendo chegar em até 72 horas".

Nota de esclarecimento

A prefeitura informou que na sexta (15) a secretaria municipal de Saúde coletou material de 8 pessoas na condição de suspeitas de covid-19 em função de terem mantido contato com paciente confirmado pela doença. Todas estas pessoas foram submetidas a exames e colocadas em quarentena para aguardar a chegada do resultado dos mesmos que foram enviados paro o Lacen, em Cuiabá.

Acontece que um servidor que atua na linha de frente de combate ao coronavírus, sentiu alguns leves sintomas e decidiu por conta própria, realizar o teste rápido para a doença em um laboratório particular de Juína. O resultado foi inconclusivo passível de confirmação. Seguindo os protocolos, o respectivo laboratório informou a Vigilância em Saúde sobre o fato.

Por medidas de segurança, algumas pessoas que atuam com mais proximidade deste servidor também passaram por testagem rápida, sendo que duas delas apresentaram resultado positivo em fase de cura e um apresentou resultado positivo em fase ativa, porém todos estavam assintomáticos, ou seja, não sentem nenhum sintoma da doença. Outro paciente que se encontra internado em um hospital privado apresentou sintomas pra covid-19.

A equipe da Vigilância em Saúde foi até o hospital, realizou teste rápido e o mesmo testou positivo em fase ativa. As pessoas com quem manteve contato também foram testadas e uma delas testou positivo em fase de cura, sendo assintomática. A Vigilância em Saúde enviou as amostras desses ao Lacen para a confirmação.

"Considerando que entre os pacientes acima citados, há servidores do município que atuam dentro do prédio da prefeitura, o prefeito Altir Peruzzo solicitou ao Corpo de Bombeiros a desinfecção de todos os ambientes, que já foi realizada ainda na tarde deste domingo, 17 de maio", diz a nota. Outros ambientes cujos pacientes não tem relação com o poder público, também serão desinfectados.

 

 

 

Eduarda Fernandes

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS