Português Italian English Spanish

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso positivo do novo coronavírus em São Félix do Araguaia

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso positivo do novo coronavírus em São Félix do Araguaia


12/05/2020

A Secretaria de Saúde de São Félix do Araguaia – MT informou, nesta terça-feira (12), o primeiro caso confirmado de Covid-19 na cidade. Conforme a pasta municipal, a vítima é uma mulher 24 anos, moradora da cidade, esteve em viagem e contato próximo com caso confirmado, encontra-se em bom estado de saúde.

Informamos que todos os contatos serão monitorados e verificados. Salientamos que todos os munícipes devem seguir as recomendações já amplamente divulgadas, assim como cumprimento a Lei Estadual 11.110 de abril de 2020, bem como o decreto municipal;

Ainda de acordo com a secretaria, a paciente foi diagnosticada  através de Teste Rápido, realizado após 8 dias do primeiro sintoma, e não precisou ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Para tentar conter o avanço da doença no município, em breve entrará em vigor um novo decreto que estabelece uma série de restrições, garantindo o isolamento social da população.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  4 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Fiquei sabendo que ela tava passeando ela e seu marido. Casal irresponsável em fazer isso, cidade não tem uma UTI e muitos pessoas idosas correm risco por causa de uma garota irresponsável dessas.

Ela tava passeando em Barra do Garças. Muito sem ética ela e seu marido em passear em plena pandemia...agora tem que ver quem ela contaminou na cidade e.

Boa orientação foi dada pelo jornal,mais uso de máscaras é necessário, e máscaras esterilizadas .não sair para rua sem a máscara, isto se for necessário ter que sair.O correto é ficar em casa.

Boa orientação foi dada pelo jornal,mais uso de máscaras é necessário, e máscaras esterilizadas .não sair para rua sem a máscara, isto se for necessário ter que sair.O correto é ficar em casa.

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS