Português Italian English Spanish

Pacientes de municípios distantes podem não conseguir vaga em UTI; só 2 aviões

Pacientes de municípios distantes podem não conseguir vaga em UTI; só 2 aviões


12/05/2020

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, afirmou que o Estado pode não ter estrutura para o agravamento da crise da Covid-19. Durante entrevista em live no Facebook na manhã dessa segunda (11), reconheceu que apesar dos esforços em ampliar o número de leitos, a falta de UTIs e a distância de municípios a hospitais de referência são pontos críticos.

 

 

 

 

 

 

 

“Não adianta enganar a população, nós temos 141 municípios e não temos UTI para todos, nunca tivemos e não temos agora. Também não existe capacidade técnica de pessoas nem equipamento para isso no mundo”.

Apesar de anunciar que até junho a quantidade de leitos deve passar de 400 para 928 e as vagas em UTIs vão de 98 para 331, o secretário reconheceu que a maior dificuldade hoje é a transferência de pacientes em regiões mais afastadas.

Com mais de 500 km de distância entre alguns municípios, Mato Grosso possui somente 2 aeronaves equipadas para transferência. Nesse sentido, o secretário recomenda aos profissionais de saúde que não esperem o agravamento do quadro dos pacientes para solicitar transferência. Nos casos de distâncias menores que 500 km, são utilizadas ambulâncias terrestres.

Em Barra do Garças, onde ocorreram os dois últimos óbitos pela doença, ambos os pacientes aguardavam transferência e não resistiram.

Gilberto explicou que a estrutura de saúde está sendo ampliada dentro do plano de contingência, mas que a ampliação é limitada. Atualmente, são 400 leitos clínicos disponível, com taxa de ocupação de 0,9% e 98 UTIs, com taxa de ocupação de 5,7%. Mas dos 21 pacientes com Covid-19 internados, 13 estão em UTI.

Isso mostra a previsão de crescimento dos casos nas próximas semanas com a reabertura do comércio, uma vez que a Covid-19 se dissemina facilmente, pode levar ao colapso do sistema de saúde em Mato Grosso.

FONTE: RD News/Andhressa Barboza

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS