Várzea Grande - Aeronave teve problema no trem de pouso e fez pouso de emergência com Blairo Maggi e família
22/04/2020
A aeronave (Cessna Aircraft 680), que transportava o ex-ministro Blairo Maggi e seus familiares, teve problemas no trem de pouso e, por isso, precisou acionar o protocolo de pouso de emergência no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá).
![]() |
Conforme as informações do Corpo de Bombeiros, as equipes de serviço da Seção Contra Incêndio do aeroporto foram acionadas por volta das 16h40 para realizar o procedimento de Posicionamento para Intervenção em atendimento a uma ocorrência envolvendo uma aeronave que necessitou fazer um pouso de emergência devido apresentar falhas no trem de pouso.
A aeronave apresentou a falha no painel de instrumentos pouco antes da aterrissagem e ainda permaneceu um tempo no ar para tentar resolver o problema, porém a falha ainda continuou.
Após isso fizeram uma manobra rasante sobre a pista, de modo que possibilitou a equipe da Torre de Controle de Tráfego Aéreo visualizar que todos os trens-de-pouso estavam baixados e em seguida fizeram acionamento das equipes dos bombeiros militares de serviço e posteriormente realizaram o procedimento de pouso de emergência pela cabeceira 17 da pista sem apresentar problemas, onde as viaturas realizaram o comboio da aeronave até até o hangar e a completa parada dos motores e constatando que não houve vítimas feridas.
Além de Blairo Maggi, estavam a bordo dois tripulantes e mais sete pessoas, incluindo familiares.
O caso
Conforme o apurado pelo Olhar Direto, o ex-ministro estava com a família na Fazenda Tucunaré, em Sapezal, de onde a aeronave decolou com destino a Cuiabá.
Na primeira aproximação em aeroporto privado, em Cuiabá (MT), a aeronave passou por uma falha de indicação no painel de travamento seguro do trem de pouso direito e, por questão de segurança, o piloto optou por aterrissar no Aeroporto Marechal Rondon.
Conforme a assessoria de imprensa da Amaggi, após comunicação com a torre de controle do aeroporto, a aeronave cumpriu os protocolos de espera no ar, por cerca de duas horas, para esgotamento do combustível antes da aterrissagem, que foi realizada com sucesso, sem demais intercorrências.
Veja a nota:
A AMAGGI confirma que uma aeronave de sua propriedade - modelo Cessna Aircraft 680, prefixo PP-LBM – realizou um pouso de emergência na tarde desta terça-feira (21) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), após cumprir trajeto desde a Fazenda Tucunaré, em Sapezal (MT). Na primeira aproximação em aeroporto privado, em Cuiabá (MT), a aeronave passou por uma falha de indicação no painel de travamento seguro do trem de pouso direito e, por questão de segurança, o piloto optou por aterrissar no Aeroporto Marechal Rondon. Após comunicação com a torre de controle do aeroporto, a aeronave cumpriu os protocolos de espera no ar, por cerca de duas horas, para esgotamento do combustível antes da aterrissagem, que foi realizada com sucesso, sem demais intercorrências. A AMAGGI agradece o apoio recebido dos controladores do aeroporto Marechal Rondon e do Corpo de Bombeiros, em solo.
Wesley Santiago, Olhar Direto
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|