Português Italian English Spanish

Corpo de Bombeiro vistoria Hospital Municipal de São Félix do Araguaia e libera para atendimento

Corpo de Bombeiro vistoria Hospital Municipal de São Félix do Araguaia e libera para atendimento


25/03/2020

Diante da pandemia do Coronavírus no mundo a Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia – MT acende alerta sobre preparo do Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz para tratar infectados graves, sabe-se que até o momento o município não possui nenhum caso confirmado ou suspeito. Nesta terça-feira, 24, o Hospital Municipal, passou por vistoria técnica do Corpo de Bombeiro, onde foi liberado, para os atendimentos dos pacientes das cidades de São Félix do Araguaia, Luciara e Alto Boa Vista. A estrutura será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (CISA).

Para o atendimento de pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus (Covid-19), a prefeita de São Félix do Araguaia e atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (CISA), Janailza Taveira Leite (SD) assegurou que o Hospital conta com três respiradores, para atender a população dos respectivos municípios. "Será um esforço conjunto, pois a Prefeitura de São Félix do Araguaia está preocupada com a população, pois a rede pública municipal está fazendo um esforço que vai além do que é a rotina do município", completou a prefeita Janailza.

A diretora do Consócio Intermunicipal de Saúde (CISA) e Secretária da Saúde do Município, Rosane de Faria Maciel, disse que as ações, apontam, são cruciais para evitar que o Brasil reproduza um colapso no sistema de saúde semelhante ao da Itália. “O aumento agudo da doença no Brasil tem levado autoridades públicas a adotarem medidas mais enérgicas, e até controversas, com relação ao enfrentamento da doença. O país que até então trabalhava no sentido de evitar a propagação do vírus e apostava no tratamento de casos leves na Atenção Básica, entra em um novo patamar de enfrentamento da doença”, afirmou a secretária.

A loja GAZIN de São Félix do Araguaia, em nome da gerente Maida, atendendo a solicitação da servidora Dulce, doou para somar ao patrimônio do Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz, uma cama para o descanso do plantonista em momentos propícios.

As novas instalações da reforma e ampliação do Hospital Municipal, foi inaugurado em 12 de outubro de 2019, onde contou com a presença de várias autoridades da esfera federal, estadual e municipal. O Novo Hospital conta com 40 leitos, clínica cirúrgica, médica, pediatria e ortopedia, além de dois centros cirúrgicos, box de emergência e laboratórios. Cerca de 70 profissionais atenderão os pacientes do município, de Luciara e Alto Boa Vista. A estrutura será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (Cisa).

O recurso para a reforma do hospital foi viabilizado pelo Deputado Estadual Baiano Filho (PSDB), além de juntamente com a Diretora do Escritório Regional de São Félix do Araguaia; Crisley Suzane Rodrigues Araújo.

PREVENÇÃO PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE: CORONAVÍRUS

Os profissionais da área da saúde devem seguir protocolos padrões de atendimento a pacientes com suspeita ou caso confirmados de coronavírus (COVID-19). Conheça as orientações do Ministério da Saúde com medidas de prevenção e controle para cada etapa de atendimento:

1 - Desde o primeiro atendimento, a pessoa com suspeita de novo coronavírus deve utilizar máscara cirúrgica.

2 - O atendimento da pessoa com suspeita de COVID-19 deve ser realizado em sala privativa ou com menor circulação de pessoas, mantendo a porta fechada e o ambiente ventilado.

3 - Os profissionais da saúde devem realizar higiene adequada das mãos, respeitando os cinco momentos de higienização:

A – antes de contato com a pessoa;

B – antes da realização de procedimento;

C – após risco de exposição a fluidos biológicos;

D – após contato com a pessoa;

E – após contato com áreas próximas à pessoa, mesmo que não tenha tocado a pessoa, cuidando direta ou indiretamente da pessoa.

4 - O profissional deve usar equipamento de proteção individual (EPI):

A - Protetor ocular ou protetor de face

B - luvas

C - capote/ avental/ jaleco

D - máscara N95/PFF2 (ou outras máscaras com eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3µ tipo N99, N100 ou PFF3), sempre que realizar procedimentos geradores de aerossóis. Para realização de outros procedimentos não geradores de aerossóis, avaliar a disponibilidade da N95 ou equivalente no serviço. Não havendo disponibilidade, é obrigatório o uso da máscara cirúrgica.

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

 

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

saúde não e te um um imóvel novo, moveis novos equipamentos novos, mais também e valorizar o profissional, pague bem, pagar em dias, te remédios, te pelo 15 especialistas em diversas áreas, equipamentos para que os profissonas desenvolvem suas atribuições com mais segurança, passou o período de fazer politica com esse hospital agora e trabalhar.

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS