Português Italian English Spanish

Entrada de São Félix do Araguaia está sendo fiscalizada no combate ao Coronavírus

Entrada de São Félix do Araguaia está sendo fiscalizada no combate ao Coronavírus


25/03/2020

O município de São Félix do Araguaia - MT está realizando blitz nas estradas que dão acesso ao município. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde segue firmemente com iniciativas e atividades que visam orientar e conscientizar à população sobre o novo Coronavírus (Covid-19). Ações na entrada do município e em locais estratégicos com foco para aglomerações vêm sendo intensificadas com a finalidade de impedir a disseminação da doença nas cidades.

A Prefeitura Municipal conta com a equipe de profissionais da saúde e Policia Militar, onde estão limitando as entradas na cidade, acompanhando e monitorando a circulação.  Os ocupantes do veículo terão de dizer a origem, estado de saúde, como e onde permanecerão. A medida foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde com base no Enfrentamento ao Coronavírus, mediante a situação pandêmica em que o país se encontra e o risco de surto em cidades do interior de Mato grosso.

A medida é para impedir que o vírus entre na cidade, já que o município não possui nenhum caso confirmado ou suspeito. Uma tenda foi montada na entrada principal e quem chega precisa preencher um questionário com diversas informações como nome, cidade de onde vem, contato da casa de quem ficará hospedado e eventuais sintomas como gripe, febre e falta de ar. O parente que está recebendo é responsável. O cidadão (que chega de fora) tem que ficar em quarentena. Ele não pode vir para cidade passear. Os profissionais explicam que a orientação é para ficar dentro de casa. A proposta é fazer um monitoramento sanitário rígido.

De acordo com decreto publicado pela prefeitura recentemente, todo o funcionamento do comércio está suspenso, incluindo bares e restaurantes. Ficam abertas as "farmácias, drogarias, bancos, casa lotérica, correios, postos de combustíveis, padarias, mercados e congêneres". A pena para descumprimento da determinação é a suspensão das licenças de funcionamento. O tráfego de mercadorias está liberado. O atendimento agora funciona apenas pelo sistema delivery.

Toda pessoas que entra no município passa por uma avaliação. Caso os agentes detectarem algum caso suspeito, imediatamente a pessoa será encaminhada para uma unidade de saúde para os cuidados médicos. Só se combate esse vírus tomando atitudes enérgicas. Além de São Félix do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antonio, entre outros municípios da região adotaram as mesmas medidas de prevenção, realizando blitz nas estradas que dão acesso aos municípios da região.

Como medida de prevenção à pandemia do coronavírus, o Ministério Público Estadual (MPMT), por meio de sua Promotora de Justiça, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, com fundamento na Lei Federal n° 8.625/93, artigos 27 e 80, notificou os proprietários de supermercados e estabelecimentos em São Félix do Araguaia e região. São ações como isolamento entre os consumidores, número limitado de compradores estabelecimentos, preferência de horário aos idosos e vestimenta adequada dos funcionários.

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  5 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Eles não tinha que ligar para as pessoas que ta sendo monitoras para sabe como que as pessoas ta

Eles não tinha que ligar para as pessoas que ta sendo monitoras para sabe como que as pessoas ta

Eles não tinha que ligar para as pessoas que ta sendo monitoras para sabe como que as pessoas ta

Eles não tinha que ligar para as pessoas que ta sendo para sabe como que as pessoas ta

Boa noite. Acho excelente a iniciativa da Secretaria de Saúde de São Félix do Araguaia em monitorar a entrada de pessoas de fora na cidade, teoricamente, para conter a entrada do vírus. Entretanto, observando as fotos onde os profissionais de saúde abordam os viajantes, percebo que eles (profissionais da saúde) serão os primeiros a se contaminarem, uma vez que usam apenas uma máscara cirúrgica, que infelizmente não os protegerá da contaminação. Esses profissionais deveriam ser os primeiros a se recusarem a fazer esse trabalho sem a devida proteção. Confesso que estou impressionada. A Secretaria de Saúde fingindo que está fazendo um excelente serviço de prevenção e o povo fingindo que acredita nisso. Misericórdia!

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS