Português Italian English Spanish

CIDADE SITIADA- Querência pode confirmar 5 casos de suspeita de coronavirus, poder publico não revela

CIDADE SITIADA- Querência pode confirmar 5 casos de suspeita de coronavirus, poder publico não revela


22/02/2020

A cidade de Querência-MT, no Vale do Araguaia esta sitiada, assim como outras da região do Araguaia com a forte chegada do COVID-19 no município. Segundo uma fonte pelo menos 5 casos foram confirmados, os supostos infectados estão entre indígenas e pessoas da comunidade. Poder publico não confirma os fatos.

 

 

 

 

 

 

 

Devido à dimensão acelerada da proliferação do coronavírus as no município, autoridades locais, com o apoio das forças de segurança se preparam para fechar a entrada da cidade a partir deste domingo (22).

O transporte de ônibus intermunicipal também ira parar a partir desta data e o comércio local será fechado literalmente para evitar aglomeração de pessoas.

Segundo informações os comerciantes que não acatarem as orientações poderão sofrer sanções por parte da prefeitura. Alguns pontos comerciais da cidade terão entrada restrita e com numero reduzido de clientes, em compras, a exemplo de supermercados e padarias.

As escolas municipais e estaduais já estão com suas atividades paralisadas e grande parte dos funcionários públicos, bem como de empresas privadas se encontram recolhidos em suas casas em quarentena, ate segunda ordem.

Segundo informações que foram repassadas com exclusividade a nossa redação, durante toda a manha deste sábado (21.03), o prefeito da cidade Fernando Gorgem, ladeado do vice-prefeito João Pizza, da secretaria de saúde do município Lubiane Boyer e vereadores, se reuniram a portas fechadas no plenário da Prefeitura Municipal com pelo menos 30 profissionais da saúde, entre eles, médicos e enfermeiros para juntos traçarem uma estratégia para confrontar a demanda que promete assolar todo o município e região.

De acordo nossa reportagem apurou através de uma fonte, pelo menos 5 casos positivos de coronavirus já foram confirmados no município durante a reunião deste sábado (21.03), mas estão sendo guardado em segredo pela atual gestão que prefere não confirmar os números.

Segundo a fonte, os supostos casos foram detectados após teste positivo realizado em indígenas e moradoras que residem na cidade de Querência, mas que estiveram viajando para outras regiões do país.

Para tentar amenizar a situação e lidar com a pandemia que assola o mundo, as autoridades politicas e de saúde publica do município criaram em caráter de urgência um gabinete de crise denominado de GGI- Gabinete de Gestão Integrada, com objetivo exclusivo para tratar do assunto.

Em reunião na manhã de sexta-feira (20.03), autoridades e entidades envolvidas na organização da maior feira agropecuária de Querência (Expoquer) já haviam cancelado o evento anual da cidade.

Os recursos que seriam investidos na festa serão direcionados em ações de prevenção e combate ao coronavirus. O evento é ligado ao agronegócio e ocorre anualmente no município, ele chega a arrecadar em torno de R$ 1,5 milhão em receitas aos cofres do município.

A primeira ação do comitê de gestão foi aprovar a construção em caráter de urgência de pelo menos 10 leitos de UTI que serão equipados com respiradores, o intuito é tentar suprir de imediato o atendimento as demanda dos possíveis infectados.

A Expectativa da Prefeitura é de que as estruturas em tendas fiquem prontas no máximo em 30 dias, a possibilidade de ampliar os leitos poderá ocorrer de acordo à demanda a ser apontada pelo GGI e Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo apuramos as tendas serão fixadas em pontos estratégicos da cidade para acomodar a população que estiverem supostamente infectadas pelo COVID-19.

De inicio o comitê de crise separou um posto de saúde para iniciar o atendimento de parte da população que venha apresentar sintomas ainda não confirmados oficialmente pelo sistema de saúde e autoridades.

A Câmara de vereadores em parceria com o Sindicato Rural e iniciativa privada estão patrocinando recursos para a realização imediata de pelo menos 1.000 exames testes, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Na manha deste sábado alguns veículos de comunicação virtual da região do Araguaia chegaram a anunciar que o prefeito de Querência Fernando Görgen havia anunciado algumas medidas a serem adotadas no sentido de tentar isolar o coronavírus, anunciando o fechamento dos acessos à cidade à partir deste domingo (22) com barreiras que esta sendo montadas para a realização de triagens de pessoas quem chegam a cidade.

Segundo a reportagem as barreiras nas entradas da cidade não significa que as pessoas estariam impedidas de usufruir o direito de ir e vir, mas será tratada como sendo uma medida de controle preventivo.

A orientação será intensificada relativa ao fechamento de comércios como bares, restaurantes, lanchonetes e locais que devem restringir o acesso do público, para evitar aglomeração de pessoas. Os comerciantes que não acatarem as orientações, que poderão vir a sofrer sanções por parte da prefeitura.

OUTRO LADO

Por telefone e via aplicativo de mensagens whatsap nossa reportagem entrou em contato o prefeito Fernando Gorgem para ouvir a versão da Prefeitura, mas o prefeito não atendeu as nossas ligações e nem respondeu nossas mensagens via aplicativo.

No fechamento desta edição o prefeito retornou a ligação através de outro numero (66) 99229 029*, mas se limitou apenas em informar que existe apenas um monitoramento por parte de pessoas que entram na cidade, mas admitiu que a atuação do poder publico a partir de agora será mais intensa.

O Prefeito disse ainda que os 5 casos supostamente confirmado são apenas “suspeitas” e que aguarda o resultado definitivo dos exames para se manifestar.

Como reportamos ele confirmou a criação do GGI, bem como da necessidade de implantar 10 leitos de UTI para atendimento imediato, mas afirmou que somente será possível se tiver recursos disponíveis em caixa e aposta no apoio da classe empresarial.

Prefeito de Querencia Fernando Gorgen

Além do monitoramento o prefeito afirmou a nossa reportagem que pessoas com sintomas de gripe e febre terão que serem submetidos a quarentena.

 

 

FONTE: Noticia dos Municípios/Antônio Borges Neto-Netão

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS