Português Italian English Spanish

Prefeitura de São Félix do Araguaia anuncia série de medidas de combate ao novo coronavírus (COVID-19)

Prefeitura de São Félix do Araguaia anuncia série de medidas de combate ao novo coronavírus (COVID-19)


21/03/2020

A prefeita de São Félix do Araguaia – MT, Janailza Taveira Leite reuniu na ultima quinta-feira, 19, com os vereadores; Presidente do Legislativo. Rita Gomes, João Neto da Garagem e Gesner Biondo, Secretários da: Saúde; Rosane de Faria Maciel e Administração; Wemes Leite, Representante da Policia Militar; Sargento Garcia, Representantes do DSEI/Araguaia e a Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais; Lucia Melo e servidores municipais, para falar sobre o decreto municipal com medidas para conter o Coronavírus, que provoca a Covid-19. O documento reúne ações além das orientações das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e do Ministério da Saúde e tem como principal motivação a segurança da população em razão da pandemia do coronavírus. Até o momento não há nenhum caso confirmado da doença na cidade.

 

 

 

 

 

 

Entre as ações estabelecidas no decreto estão a suspensão gradual das aulas na rede municipal de ensino até o dia 05 de abril, suspensão dos eventos culturais, turísticos e esportivos e qualquer evento promovido pelo poder público com aglomeração de pessoas. De acordo com a prefeita Janailza é preciso consciência e espírito de solidariedade, todos pensando em todos para evitar ser contaminado e contaminar alguém, principalmente os idosos, que são os mais vulneráveis. “Vamos rezar/orar pedindo a Deus proteção para os nossos profissionais da saúde. Os mesmos se arriscam por nós”, disse a prefeita.

A Secretária de Saúde Rosane frisou que todas as ações adotadas são preventivas e que os profissionais da saúde estão trabalhando com uso de Equipamentos de Proteção Individual – (EPI), tais como: luvas, máscaras, termômetros, entre outros. Segundo a secretária, hoje a cidade está preparada para as ações de contenção e a rede municipal de saúde tem estrutura para identificar as pessoas com o vírus e adotar as medidas necessárias para o tratamento. “Nenhum são-félixcense está sozinho nesta batalha contra o vírus”, disse a secretária. 

Entre as ações estão o reforço nas ações de higiene em espaços públicos e particulares, a SUSPENSÃO de eventos e atividades públicas, incluindo AULAS em escolas públicas privadas e entre as medidas descritas constam isolamento, quarentena, determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coletas de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas.  Uma das recomendações principais da Saúde é para que pessoas com sintomas respiratórios fiquem em suas casas e que idosos e pacientes com doenças crônicas evitem aglomeração de pessoas. Recomenda-se, ainda, que todas as empresas de ônibus determinam o desembarque dos passageiros, apenas no terminal rodoviário.

O papel da Secretaria de Saúde é estabelecer uma relação direta com a população e com grande grau de responsabilidade. Seguimos focados em alertar para acalmar - isso inclui detectar, proteger e tomar medidas para reduzir a transmissão, visando garantir a saúde da população, pois as medidas são necessárias no momento, mesmo ainda não havendo pacientes confirmados com a doença na cidade. A decisão também garante ao município a agilidade na adoção de medidas imediatas de enfrentamento da doença, caso isso seja necessário.

Parabéns aos profissionais da saúde de São Félix do Araguaia, envolvidos no combate à pandemia do coronavírus, são merecedores de uma extensa salva de palmas, pois estão arriscando as próprias vidas, para proteger as nossas. Por isso o Repórter do Araguaia convoca a população são-félixcense, amanhã às 19 horas todos gravarem um vídeo aplaudindo esses profissionais e enviarem ao facebook do jornal “O Repórter do Araguaia”, https://www.facebook.com/o.reporter.do.araguaia e nos grupos do WhatsApp vamos nos unir, eles merecem esse reconhecimento.

 

Confira abaixo o Decreto Municipal na íntegra:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS