Português Italian English Spanish

Novos conselheiros tutelares são empossados em São Félix do Araguaia

Novos conselheiros tutelares são empossados em São Félix do Araguaia


11/01/2020

Na manhã desta sexta-feira, 10, a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) empossou os novos conselheiros, em solenidade onde foram entregues diplomas e certificados de posse. Os 10 novos conselheiros (05 titulares e 05 suplentes) foram eleitos em outubro de 2019, através do voto popular, com o objetivo de atuarem na luta pela defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente no quadriênio 2020 a 2024. A solenidade foi realizada na sede do Conselho Tutelar.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Junio de Souza, parabenizou os conselheiros eleitos e destacou a luta dos mesmos. “Ser conselheiro tutelar é gratificante, é a oportunidade de zelar, proteger e lutar pelos direitos da Criança e do Adolescente. Quero parabenizar a todos os conselheiros eleitos e desejar que cumpram essa linda missão com honradez e aproveito para nos colocar a disposição de todos”, diz o presidente.

Uma das principais secretarias que devem atuar em parceria com o Conselho Tutelar é a de Assistência Social. A responsável pela pasta, Ozana Pereira de Araujo, aproveitou o ensejo para destacar que o processo de escolha dos conselheiros foi realizado de forma democrática e transparente. “Os conselheiros são pessoas escolhidos para zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes que estão ameaçados ou que são violados”, disse.

Também prestigiou a posse a promotora de Justiça de São Félix do Araguaia (MPE); Dra. Ana Paula Silveira Parente, parabenizou ao CMDCA e desejou sucesso aos conselheiros tutelares que foram empossados. "Que possamos fazer um bom trabalho e que tenhamos uma parceria em conjunto com todos os segmentos que atendem as nossas crianças e adolescentes", declarou Dra Ana Paula.

A Delegada Dra. Ana Carolinne Mortoza Lacerda enfatizou a responsabilidade que o cargo exige e dirigindo-se aos novos conselheiros, colocou-se à disposição. “Contem conosco e principalmente protejam as crianças que estão em vulnerabilidade familiar e na sua convivência”, ressaltou Dra. Ana Caroline.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Rita Gomes, agradeceu a todos os conselheiros pela coragem e vontade de atuar na função. “O trabalho do Conselho Tutelar é imprescindível para o município, desejamos a todos excelente gestão e nos colocamos a disposição sempre que necessário", falou a Vereadora Rita Gomes.

A prefeita Janailza, na qualidade de chefe do executivo, parabenizou a todos novos conselheiros que foram diplomados, e na oportunidade parabenizou-os, desejando sabedoria para desempenhar um bom trabalho. “Este é um momento muito importante para o nosso município, pois o Conselho Tutelar exerce um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes. O ideal de trabalho de um conselheiro tutelar é prezar pelos direitos da criança e do adolescente, mas não conduzindo de forma própria e sim com participação e responsabilidade. Sempre valorizei o Conselho Tutelar, quando assumi a gestão fiz questão de logo disponibilizar um transporte para os mesmos, e graças a Deus, conseguimos junto ao governo federal um carro próprio e equipamentos para o órgão, sucesso aos conselheiros tutelares que foram empossados”, destacou a prefeita Janailza.

Foram empossados os conselheiros Caio Dias Reis, Rosiane dos Santos Milhomem, Ricardo Braz de Lima, Flávia Pereira Campos, Lilian Aparecida Mendes Barbosa, e os suplentes Zorayma de Oliveira Brito, Adriana de Araújo, Aerica Bezerra da Silva.

 


A cerimônia contou com a presença dos familiares dos novos conselheiros e autoridades municipais, como os vereadores: Dilson Bezerra (MDB), João Neto (PSDB), Antônio Miranda (PP), e Jusmar Alves (PSB), secretários municipais: Wemes Leite (Administração), Rosane de Faria Maciel (Saúde), Dinalva Ribeiro (Educação), subprefeito do distrito de Espigão do Leste; Américo Alves, Presidente do Processo de Escolha do conselho Tutelar; Luciana Curado, Kelly Veras Lemos, representou o Defensor Público; Dr. Thiago Vinicius Pereira Passos, Analista Ambiental; Felipe Salles, dentre outras. 

O conselho tutelar foi criado para, caso alguém venha falhar, seja a sociedade, o estado, a família ou a própria criança ou adolescente, o direito violado seja guardado, zelado. (Art. 98/131 ECA).

Portanto, trata se de um órgão de defesa que somente agirá quando houver uma ameaça ou uma violação desses direitos, para aplicação de medidas de proteção, insculpidas nos artigos 18b, 101 e 129, todos do Eca, e além disso, eventualmente, encaminhará situação ao ministério público ou ao poder judiciário, a depender de cada situação. Faz isso para reparar a falha.

Veja mais fotos na galeria abaixo dessa matéria:

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

 

 

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

ESSA RITINHA, TA DELICIOSA!!

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS